CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Base de dados utilizada pelo Governo Federal, ferramenta que identifica, qualifica e descreve as famílias de baixa renda, famílias essas que são consideradas baixa renda pois possuem renda per capita, cujo o salário mínimo pode mínimo é de R$606,00.

Sendo assim uma ferramenta de grande utilidade, pois toda essa base de dados vem sendo utilizada para todos os programas sociáveis cabíveis, acaba que a pessoa inscrita no cadastro único, ao informar seus dados, o ministério da cidadania e os outros órgãos que também gerem o programa, encaminham para outros programas sociais, que por ventura vierem a se encaixar. 

Para esse conjunto de informações denominamos cadastro único, é onde estão as informações de famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, podendo serem utilizadas pelos municípios, estados e o governo federal, para que viabilizem as políticas públicas que serão aplicadas, promovendo assim a melhoria para essas famílias.

Os programas que atualmente utilizam os dados, são auxílio brasil e casa verde amarela, lembrando que os Estados e municípios também contam com essa base dados para os programas sociais. 

O município desenvolve visitas domiciliares as famílias, para que também consiga fazer o cadastro, e as famílias que se enquadram nos requisitos e ainda não estão cadastrado ou inscritos, deverão procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e requisitar o cadastramento. 

Para efetuar o cadastramento é necessário os documentos, ter em mãos um comprovante de residência, e o mais importante é sempre manter os dados atualizados para que consiga sempre receber o auxílio, caso mudar algo na configuração familiar, ou mudanças é de extrema importância procurar o CRAS mais próximo para atualização dos dados. 

O cadastro único é uma condição para participar da seleção que ocorre do Auxílio Brasil, e nos demais programas sociais, mas não quer dizer que serão obrigatoriamente selecionados, ocorre de forma mensal, o selecionado será comunicado pelo órgão responsável. 

Dúvidas sobre o Cadúnico, acessar: