CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

O Imposto de Renda é um tributo federal que é aplicado todo ano sobre a renda, ou seja, sobre o que cada um ganha. Por isso, acompanha a evolução patrimonial das pessoas todos os anos.  Para fazer esse acompanhamento, desde 1922 o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem à Receita Federal seus ganhos do ano .

No ano seguinte, o órgão avalia se o que cobrou é realmente o valor certo que era necessário pagar conforme os rendimentos.É um tributo cobrado pelo Governo Federal em cima dos ganhos de pessoas e empresas. O pagamento é feito de acordo com o rendimento de casa pessoa, ou seja, quem recebe mais acaba pagando um valor mais alto.

O imposto de renda possui 2 categorias:

Pessoa Física

Esse funciona conforme a renda da pessoa e é para pessoas que mora no país ou que se encontram no exterior mas com nacionalidade brasileira.Caso ganhe menos que o mínimo são isentos do imposto de renda.

Pessoa Jurídica

Serve também para os brasileiros e é de acordo com os lucros, que pode ser real, presumido ou arbitrado que depende da atividade feita para possuir o lucro.De acordo com o Governo Federal esses são contribuintes e por esse fato deve pagar o imposto de renda. Já faz alguns anos que a alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado.

Como faço para declarar o imposto de renda:

A declaração é feita do início de março e final de abril, para está facilitando os brasileiros de pagarem é utilizado aplicativos que ajudam.