CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Benefícios do PIS/PASEP

É importante dizer que o pagamento do PIS em dobro vai estar disponível a mais de 154 mil trabalhadores brasileiros em 2022. Dessa forma, é importante dizer que o valor pago pode chegar a R$1.212,00. Onde é levado em conta os meses que o trabalhador prestou serviços em 2012.

Como sacar o benefício?

Para quem não é titular da Caixa, o dinheiro pertence a uma caderneta de poupança social digital e pode ser utilizado através da aplicação Caixa Tem. Para os correntistas, você pode depositar crédito em uma conta existente e usar um cartão ou usar o banco online e o aplicativo da Caixa para realizar transações. Qualquer pessoa que tenha conta em outro banco pode transferir dinheiro em uma agência ou na Internet.

Caso o PIS não possa ser depositado em conta existente ou caderneta de poupança social digital, pode-se utilizar o cartão do cidadão, utilizar senha e sacar no caixa eletrônico, loteria, correspondentes Caixa Aqui e agências.

Qual o valor pago esse ano?

A Caixa notificou que o valor do abono salarial foi atualizado com base no salário mínimo, que passou de R $ 1.045 no ano de 2022 para R $ 1.100 no ano de 2021. O valor varia de acordo com o número de meses trabalhados na carteira no último ano. No ano-base 2019, o valor do benefício varia de R $ 88 (um mês de trabalho no ano) a R $ 1.045 (12 meses de trabalho durante o ano).

Entretanto, como sabemos, houve um reajuste nesses valores, que passaram dos 88 para 92 reais por mês trabalhado durante o ano, chegando ao valor final de 1100 reais caso o trabalhador tenha efetivamente laborado durante os 12 meses do ano. Isso porque esse abono pode chegar ao limite máximo de um salário mínimo vigente na época.

Dessa forma, se ele trabalhou durante todos os meses, receberá o valor de 1100. Caso ele só tenha trabalhado um mês, receberá 92. Se trabalhou 2, receberá 184, e assim por diante.

Como consultar o PIS/PASEP 2021

Para consultar o PIS/PASEP 2021, você deve seguir os passos indicados posteriormente, de modo a saber qual o valor exato que você possui em sua conta, são eles:

  • Em primeiro lugar, você deverá fazer o download do aplicativo MEU INSS ou acessar o site oficial da instituição;
  • Em seguida, você deverá clicar na opção “Entrar”;
  • Para aqueles que não possuem um cadastro vigente na plataforma, deverão realizar o seu registro, que pode ser feito de maneira simples e rápida, sendo necessário apenas fornecer alguns de seus dados pessoais, como CPF, e-mail, senha, etc;
  • Após realizado o cadastro, você deve informar a sua senha e o CPF que foi cadastrado na conta;
  • Com esses simples passos, você terá acesso a todas as informações referentes ao seu PIS/PASEP 2021, de modo a poder visualizar o seu saldo e demais informações acerca do benefício.

Documentos necessários para sacar o benefício

Para fazer o saque do seu PIS/PASEP 2021, você pode utilizar um caixa eletrônico mais próximo e realizar a operação. Se você já é detentor de um cartão cidadão, precisará apenas de ir até uma das milhares de agências da Caixa Econômica Federal e inserir o cartão no caixa, portando alguns de seus documentos pessoais que serão necessários a conclusão da operação, são eles:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Passaporte;
  • Identidade militar; ou
  • Carteira Funcional.

Cabe ressaltar que não é necessário portar todos esses documentos para concluir a operação de saque do benefício, bastando estar em posse de apenas um deles. É interessante deixar claro também que, o saque do PIS/PASEP 2021 pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou lotérica, bem como no Banco do Brasil.

Calendário do benefício

A seguir, separamos o calendário do PIS/PASEP 2021 para que você tenha acesso aos valores disponíveis na sua conta e possa fazer o saque, são eles:

Como descobrir se posso receber o benefício?

Para saber se você tem direito a recebe o PIS/PASEP 2021, você pode dispor de 3 diferentes meios, são eles o aplicativo, o site e o telefone da empresa Caixa Econômica Federal (caso você seja funcionário de empresa privada ou ligando nos telefones do Banco do Brasil, caso você seja servidor público. Resumindo:

  • Trabalhadores de empresas privadas podem saber se tem direito ao benefício por meio de:
  • Aplicativo;
  • Utilizando o site da instituição financeira, por meio do endereço eletrônico: (www.caixa.gov.br/PIS); ou
  • Ligando para o telefone: 0800 726 0207

Já para os servidores públicos, é necessário ligar para os seguintes telefones do Banco do Brasil:

4004 0001- Central de Atendimento de capitais e regiões metropolitanas

0800 729 0001 para as demais cidades do país

0800 729 0088 para deficientes auditivos

Requisitos para receber o benefício

  • Ter um cadastro no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido um salário médio de no máximo 2200 reais mensais naquele ano;
  • Ter trabalhado com a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano; e
  • Estar inscrito na Relação Anual de Informações sociais.

Aplicativo CAIXA Trabalhador