CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de criar uma poupança para o trabalhador, caso o mesmo seja demitido sem justa causa. Dessa forma os empregadores depositam 8% do salário dos seus empregados em uma conta aberta no Banco da Caixa Econômica, podendo ser sacado em caso de demissão ou não, no caso do saque-aniversário.

O que é o saque-aniversário?

É um direito concedido ao trabalhador que permite a retirada de um parte do benefício acumulado por seus empregadores, ocorrendo sempre no mês do aniversário do beneficiário. Entretanto, caso desejado, o trabalhador não precisa sacar o valor, mas sim deixar que o dinheiro continue acumulando. Entretanto caso seja desejado fazer o saque, é necessário que o beneficiário faça a solicitação até o último dia útil do mês de seu respectivo aniversário.

Como funciona?

A modalidade que o trabalhador saque de sua poupança do FGTS, no mês de seu aniversário, uma parte de saldo, podendo ser utilizado da forma que preferir. Para que o saque acontece, é necessário que haja um cadastro e  uma solicitação para que o dinheiro seja liberado para uso.

Quem tem direito?

Por lei, todos os trabalhadores brasileiros que possuem contrato firmado de acordo com a CLT e possuam saldo no benefício do FGTS, podem adquiri o saque antecipado denominado de saque-aniversário.

Qual a previsão para o saque-aniversário em 2023?

Mês do aniversárioInício do saqueFim do saque
Janeiro2 de janeiro31 de março
Fevereiro1º de fevereiro28 de abril
Março1º de março31 de maio
Abril3 de abril30 de junho
Maio2 de maio31 de julho
Junho1º de junho31 de agosto
Julho3 de julho29 de setembro
Agosto1º de agosto31 de outubro
Setembro1º de setembro30 de novembro
Outubro2 de outubro29 de dezembro
Novembro1º de novembro31 de janeiro de 2023
Dezembro1º de dezembro29 de fevereiro de 2023

Como sacar o benéfico?

A solicitação para que o saque seja liberado pode ser feito de modo online pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa Econômica. O indivíduo pode procurar por “Meu FGTS” e selecionar a aba “saque-aniversário, posteriormente pedir pra aderir ao benefício. É possível fazer a solicitação de transferência do valor para outra conta ou se caso possuir, pode ser retirar pelo Cartão Cidadão.