CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Para confirmar se você já sacou seu PIS deste ano ou do ano passado, é bem simples. Deixei as opções abaixo: 

O pagamento do abono salarial PIS 2023 iniciou em 15 de fevereiro e estará disponível até 28 de dezembro. Este benefício, voltado para trabalhadores da iniciativa privada, é distribuído conforme o mês de nascimento dos beneficiários, com os nascidos em janeiro e fevereiro sendo os primeiros a receberem. O último lote de pagamento foi liberado em 17 de março para os nascidos em novembro e dezembro, além de servidores públicos com número do Pasep terminando em 8 ou 9.

Os pagamentos são organizados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, sendo que o valor do benefício pode variar até o montante de R$ 1.302,00, equivalente ao salário mínimo atual.

1. Acesso ao Portal Meu INSS

O primeiro passo para verificar o saque do seu PIS é acessar o portal Meu INSS. Aqui estão as etapas detalhadas:

Acesse o portal Meu INSS utilizando sua senha do Gov.br.

Selecione a opção “Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS”.

Caso a certidão esteja disponível no sistema, você poderá salvar o documento no seu computador e imprimir uma cópia para seus registros​.

2. Utilize o Aplicativo FGTS

Se você possui o aplicativo FGTS em seu smartphone, há uma opção para verificar o saque do PIS:

Abra o aplicativo do FGTS e selecione a opção “Meus saques”.

Em seguida, escolha “Outras Situações de Saque”, seguido pela opção “PIS/Pasep”​​.

3. Consulta Online na Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal oferece uma plataforma online onde você pode verificar o saldo e os saques anteriores do seu PIS. Siga estas etapas:

Primeiro, é necessário saber o número do seu PIS ou NIS. Este número pode ser encontrado nas últimas páginas da sua carteira de trabalho, no Cartão do Cidadão ou no extrato do FGTS.

Com o número em mãos, acesse o site da Caixa e cadastre uma senha, caso ainda não possua. Se já tiver a senha do Cartão Cidadão, acesse esta página para cadastrar a senha internet.

Após o cadastro da senha, acesse a página de consulta de saldo da Caixa.

Informe seu CPF, PIS, NIS ou Pasep, data de nascimento, e siga as instruções na tela para acessar informações sobre o saldo e saques anteriores​3.

Confirmar o saque do seu PIS é um processo que pode ser realizado de maneira bastante simples e eficaz, seguindo os passos mencionados acima. Com apenas alguns cliques, você poderá verificar se já sacou o seu PIS este ano ou no ano passado, garantindo que está ciente de todos os benefícios que tem direito como trabalhador brasileiro.

É sempre recomendável manter um registro pessoal de todos os saques e transações realizadas, além de verificar regularmente os portais e aplicativos oficiais para manter-se atualizado sobre a disponibilidade e saques de seus benefícios sociais. Desta forma, você garantirá que está aproveitando todos os recursos disponíveis para auxiliar na sua segurança financeira.